Ser feliz é o nosso !         

                                      "Devemos dizer palavras e fazer coisas que sobrevivam depois de nós." (São Luís Orione) 

  

 

 

  


Colégio Dom Orione - Uma escolha inteligente!!! - Sucesso de aprovação nos vestibulares 2010-2011 - 100% de aprovação!!!  Todos os alunos do terceiro ano já foram aprovados nos melhores vestibulares de Curitiba! Parabéns aos alunos e à nossa equipe!

 

PROJETO DIA DAS MÃES

 

AQUI SE ENCONTRAM MÃES ORIONITAS!!!

 

“Agradecemos a colaboração de toda a comunidade escolar Dom Orione, na realização desse projeto.

Foi uma semana muito importante, onde proporcionou-se momentos de reflexão de convivência familiar e momentos de grande emoção, ficamos satisfeitos por alcançarmos os objetivos propostos no projeto.

Uma educação consciente se constrói assim, preocupados com a qualidade do ensino, mas sempre pensando no aluno como um todo, isso é formação humana.”

Profª Alcioni

 

 

APRESENTAÇÃO

Mãe amiga, mãe companheira, mãe que protege, mãe que acolhe... Mãe que tudo faz para que seu filho tenha sempre o melhor!!!

Uma figura tão especial e ao mesmo tempo com características tão comuns... Um valor imensurável, doação constante... Uma mãe branca, uma mãe negra... Uma mãe jovem, uma mãe idosa...

Como é importante a figura dessa pessoa no dia-a-dia de uma criança!!! Como faz a diferença na formação do caráter de um ser humano conviver com a presença de uma mãe!!!...

Chamamos de figura, porque no atual contexto social em que vivemos a figura de mãe pe absorvida por várias pessoas em situações diferentes... Quando uma mulher concebe uma criança e a acompanha por toda sua vida, ela é a mãe biológica. Num mesmo instante em outro lugar uma avó se depara com seu neto, sozinho, perdido no mundo... Ela o acolhe , educa, dá amor, carinho... Trata como um verdadeiro filho, ele passa a chamá-la  de minha mãe avó... Podemos também falar de pais, que muitas vezes sozinhos educam seus filhos, sendo ao mesmo tempo pai e mãe...

E, é com essa seqüência de diversificações da figura da mãe que a escola tem que se preocupar, pois sabemos que entre nossos alunos existem diversos contextos familiares e sabemos também, que entre esses variados contextos, seja uma mãe biológica, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel de mãe, o importante para uma criança, um jovem ou um adolescente é sentir-se seguro na proteção de sua família...

E é baseado nesse contexto que surge o projeto do dia das mães, que traz como slogan “AQUI SE ENCONTRAM MÃES ORIONITAS!!!” Um projeto que fala da importância da figura dessas mães na formação do seu humano!!!!!!

 

 

OBJETIVO GERAL

O Projeto de Dia das Mães traz como objetivo geral uma contribuição para a formação humana, proporcionando momentos de reflexão sobre a valorização da vida em família.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano
Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares
Aproximação de pais e filhos
Valorização da família
Valorização da vida
Formação humana

 

DESENVOLVIMENTO

O projeto aconteceu na segunda semana de maio, de 05 a 09 de maio. A abertura oficial do projeto foi no dia 05 de maio onde, no período da manhã, contamos com a presença de algumas mães convidadas para darem seus depoimentos sobre como é ser e ao mesmo tempo sentir-se mãe. Ainda no dia 05, já na seqüência foram trabalhados alguns textos de reflexão com os alunos e confeccionaram painéis de fotos, que gerou debates sobre a importância da figura da mãe no contexto familiar. No dia 06 os alunos confeccionaram cartas para as mães, as quais foram entregues juntamente com o presente no dia 08. No dia 07, o Ensino Médio teve um momento de reflexão de vida, acompanhados pela professora Alcioni. Enquanto isso, o Ensino Fundamental assistiu filmes que retratam os diversos contextos familiares que vivemos atualmente. No dia 08 todos os alunos foram assistir uma palestra no salão paroquial, com o Tema: MINHA FAMÍLIA, MINHA MÃE E EU, ao final da palestra houve um encontro surpresa dos alunos com as suas mães e aconteceu a troca de presentes. No dia 09 de maio aconteceu o encerramento do projeto com um baile preparado para as mães e familiares.

 

O BAILE

O baile aconteceu na sexta-feira, no dia 09 de maio com início as 21h, foi um momento de descontração preparado pelo Colégio para a Família Orionita.

Dessa forma encerrou-se o projeto, salientando que “Aqui se encontram Mães Orionitas!!!”

 

 EQUIPE RESPONSÁVEL

Alcioni

Jheniffer

Nelzi

Vânia

 

                   

 


Rua Pe. Gustavo Gian Pietro, 33 - Caixa Postal 08 - Centro - Quatro Barras - PR       Fone/Fax: (41) 3672-1113       E-mail: dom.orione@brturbo.com.br

 EQUIPE RESPONSÁVEL PELO SITE: Angela 3º EM, Ana Clara 2°EM, Alana 2°EM, Janor 8ªA, Profª Elaine, Elis, Christina e Lisandra.